sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conservação e envelhecimento do vinho em garrafa

Deve fazer-se uma distinção nítida entre conservação e envelhecimento na garrafa.
A primeira tem a finalidade de manter o mais tempo possível as melhores características organolépticas do vinho, quer este seja novo e destinado a consumo num futuro próximo quer seja já "velho" na pipa; enquanto o envelhecimento é finalizado pela formação de novas características de coloração, de aroma e de sabor, que completam o carácter típico do vinho.
Na garrafa ocorrem, substancialmente, as seguintes transformações:
Quanto à cor: O vinho tinto, de violáceo torna-se rubi e, depois, granadino, assumindo por fim reflexos alaranjados quando envelhece passados alguns anos. O vinho branco, amarelo-esverdeado torna-se de coloração dourada.
Quanto ao aroma: O aroma a fruta que é dado pela uva perde-se a pouco e pouco, à medida que se forma uma série de novos compostos (éteres, ésteres, etc.) que provocam aquilo a que a maioria dos técnicos define como o verdadeiro bouquet.
Quanto ao sabor: O vinho torna-se menos adstringente e menos ácido, isto é, fica mais macio. Esta evolução na garrafa deve-se ao facto de o vinho estar "vivo" devido aos microrganismos que contém, passando, por isso, por diversas fases que culminam com o envelhecimento. Atingindo o estádio em que se evidenciam as melhores características organolépticas, torna-se necessário mantê-las ao longo do tempo.

Para que tal se consiga, a adega (ou garrafeira) deve possuir:
Exposição: A melhor exposição do local destinado à conservação do vinho é a Nordeste, pois evita oscilações bruscas de temperatura. Nunca deve existir tubagens de aquecimento nem deve ser revestida por um material isolador. Deve-se evitar a presença de odores, pois o vinho absorve-os com alguma facilidade. Deve-se também evitar trepidações.
Temperatura: Se possível, tentar manter uma temperatura a rondar os 10º-14º durante todo o ano... Pois temperaturas inferiores podem originar a formação de bitartarato ou tártaro, diversas turvações e inibição das bactérias lácticas, podendo mesmo a maturação do vinho parar! Em casos de temperaturas muito altas, surge um envelhecimento precoce, podendo as bactérias originar o aparecimento de algumas doenças, azedume e acescência.
Humidade: O local deve andar pelos 60-70% de humidade no ar. Se for muito seca a adega, as rolhas podem secar e permitir a entrada de ar na garrafa, enquanto se o local for muito húmido, pode haver criação de bolores. Por último, o local deve ser arejado e ter uma iluminação fraca, evitando luzes néon! O melhor local para ter uma adega é mesmo uma cave natural, ou para as Urbes, a arrecadação do piso -1 do vosso prédio pode ser ideal! Os vinhos devem ser sempre guardados na horizontal, à excepção de Moscatéis, Vinho da Madeira, Tawny's e destilados( aguardentes...).

Sem comentários:

Enviar um comentário