sábado, 7 de novembro de 2009

Filmes - Registo Semanal





E no meu sapatinho eu quero...

...com 7500 euros no bolso, posso escolher uma destas bikes como prenda...
 

Esta noite sonhei com o Mário Lino - por Miguel de Sousa Tavares

Façam-me o favor de perder 3 ou 4 minutinhos a ler isto...é merecido!

Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa. Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis.
Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê:
- É sempre assim, esta auto-estrada?
- Assim, como?
- Deserta, magnífica, sem trânsito?
- É, é sempre assim.
- Todos os dias?
- Todos, menos ao domingo, que sempre tem mais gente.
- Mas, se não há trânsito, porque a fizeram?
- Porque havia dinheiro para gastar dos Fundos Europeus, e porque diziam que o desenvolvimento era isto.
- E têm mais auto-estradas destas?
- Várias e ainda temos outras em construção: só de Lisboa para o Porto, vamos ficar com três. Entre S. Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, não há nenhuma: só uns quilómetros à saída de S. Paulo e outros à chegada ao Rio. Nós vamos ter três entre o Porto e Lisboa: é a aposta no automóvel, na poupança de energia, nos acordos de Quioto, etc. - respondi, rindo-me. - E, já agora, porque é que a auto-estrada está deserta e a estrada nacional está cheia de camiões?
- Porque assim não pagam portagem.
- E porque são quase todos espanhóis?
- Vêm trazer-nos comida.
- Mas vocês não têm agricultura?
- Não: a Europa paga-nos para não ter. E os nossos agricultores dizem que produzir não é rentável.
- Mas para os espanhóis é?
- Pelos vistos...

Ela ficou a pensar um pouco e voltou à carga:
- Mas porque não investem antes no comboio?
- Investimos, mas não resultou.
- Não resultou, como?
- Houve aí uns experts que gastaram uma fortuna a modernizar a linha Lisboa-Porto, com comboios pendulares e tudo, mas não resultou.
- Mas porquê?
- Olha, é assim: a maior parte do tempo, o comboio não 'pendula'; e, quando 'pendula', enjoa de morte. Não há sinal de telemóvel nem Internet, não há restaurante, há apenas um bar infecto e, de facto, o único sinal de 'modernidade' foi proibirem de fumar em qualquer espaço do comboio. Por isso, as pessoas preferem ir de carro e a companhia ferroviária do Estado perde centenas de milhões todos os anos.
- E gastaram nisso uma fortuna?
- Gastámos. E a única coisa que se conseguiu foi tirar 25 minutos às três horas e meia que demorava a viagem há cinquenta anos...
- Estás a brincar comigo!
- Não, estou a falar a sério!
- E o que fizeram a esses incompetentes?
- Nada. Ou melhor, agora vão dar-lhes uma nova oportunidade, que é encherem o país de TGV: Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Madrid-Lisboa... e ainda há umas ameaças de fazerem outro no Algarve e outro no Centro.
- Mas que tamanho tem Portugal, de cima a baixo?
- Do ponto mais a norte ao ponto mais a sul, 561 km.

Ela ficou a olhar para mim, sem saber se era para acreditar ou não.
- Mas, ao menos, o TGV vai directo de Lisboa ao Porto?
- Não, pára em várias estações: de cima para baixo e se a memória não me falha, pára em Aveiro, para os compensar por não arrancarmos já com o TGV deles para Salamanca; depois, pára em Coimbra para não ofender o prof. Vital Moreira, que é muito importante lá; a seguir, pára numa aldeia chamada Ota, para os compensar por não terem feito lá o novo aeroporto de Lisboa; depois, pára em Alcochete, a sul de Lisboa, onde ficará o futuro aeroporto; e, finalmente, pára em Lisboa, em duas estações.
- Como: então o TGV vem do Norte, ultrapassa Lisboa pelo sul, e depois volta para trás e entra em Lisboa?
- Isso mesmo.
- E como entra em Lisboa?
- Por uma nova ponte que vão fazer.
- Uma ponte ferroviária?
- E rodoviária também: vai trazer mais uns vinte ou trinta mil carros todos os dias para Lisboa.
- Mas isso é o caos, Lisboa já está congestionada de carros!
- Pois é.
- E, então?
- Então, nada. São os especialistas que decidiram assim.

Ela ficou pensativa outra vez. Manifestamente, o assunto estava a fasciná-la.
- E, desculpa lá, esse TGV para Madrid vai ter passageiros? Se a auto-estrada está deserta...
- Não, não vai ter.
- Não vai? Então, vai ser uma ruína!
- Não, é preciso distinguir: para as empresas que o vão construir e para os bancos que o vão capitalizar, vai ser um negócio fantástico! A exploração é que vai ser uma ruína - aliás, já admitida pelo Governo - porque, de facto, nem os especialistas conseguem encontrar passageiros que cheguem para o justificar.
- E quem paga os prejuízos da exploração: as empresas construtoras?
- Naaaão! Quem paga são os contribuintes! Aqui a regra é essa!
- E vocês não despedem o Governo?
- Talvez, mas não serve de muito: quem assinou os acordos para o TGV com Espanha foi a oposição, quando era governo...
- Que país o vosso! Mas qual é o argumento dos governos para fazerem um TGV que já sabem que vai perder dinheiro?
- Dizem que não podemos ficar fora da Rede Europeia de Alta Velocidade.
- O que é isso? Ir em TGV de Lisboa a Helsínquia?
- A Helsínquia, não, porque os países escandinavos não têm TGV.
- É, dizem que assim entramos mais depressa na modernidade.- Como? Então, os países mais evoluídos da Europa não têm TGV e vocês têm de ter?

Fizemos mais uns quilómetros de deserto rodoviário de luxo, até que ela pareceu lembrar-se de qualquer coisa que tinha ficado para trás:
- E esse novo aeroporto de que falaste, é o quê?
- O novo aeroporto internacional de Lisboa, do lado de lá do rio e a uns 50 quilómetros de Lisboa.
- Mas vocês vão fechar este aeroporto que é um luxo, quase no centro da cidade, e fazer um novo?
- É isso mesmo. Dizem que este está saturado.
- Não me pareceu nada...
- Porque não está: cada vez tem menos voos e só este ano a TAP vai cancelar cerca de 20.000. O que está a crescer são os voos das low-cost, que, aliás, estão a liquidar a TAP.
- Mas, então, porque não fazem como se faz em todo o lado, que é deixar as companhias de linha no aeroporto principal e chutar as low-cost para um pequeno aeroporto de periferia? Não têm nenhum disponível?
- Temos vários. Mas os especialistas dizem que o novo aeroporto vai ser um hub ibérico, fazendo a trasfega de todos os voos da América do Sul para a Europa: um sucesso garantido.
- E tu acreditas nisso?
- Eu acredito em tudo e não acredito em nada. Olha ali ao fundo: sabes o que é aquilo?
- Um lago enorme! Extraordinário!
- Não: é a barragem de Alqueva, a maior da Europa.
- Ena! Deve produzir energia para meio país!
- A água não é potável: já vem contaminada de Espanha.- A sério? Mas, ao menos, não vos faltará água para beber!- Praticamente zero.
- Já não sei se estás a gozar comigo ou não, mas, se não serve para beber, serve para regar - ou nem isso?
- Servir, serve, mas vai demorar vinte ou mais anos até instalarem o perímetro de rega, porque, como te disse, aqui acredita-se que a agricultura não tem futuro: antes, porque não havia água; agora, porque há água a mais.
- Estás a dizer-me que fizeram a maior barragem da Europa e não serve para nada?
- Vai servir para regar campos de golfe e urbanizações turísticas, que é o que nós fazemos mais e melhor.

Apesar do sol de frente, impiedoso, ela tirou os óculos escuros e virou-se para me olhar bem de frente:
- Desculpa lá a última pergunta: vocês são doidos ou são ricos?
- Antes, éramos só doidos e fizemos algumas coisas notáveis por esse mundo fora; depois, disseram-nos que afinal éramos ricos e desatámos a fazer todas as asneiras possíveis cá dentro; em breve, voltaremos a ser pobres e enlouqueceremos de vez.

Ela voltou a colocar os óculos de sol e a recostar-se para trás no assento. E suspirou:
- Bem, uma coisa posso dizer: há poucos países tão agradáveis para viajar como Portugal! Olha-me só para esta auto-estrada sem ninguém!

Alteração ao IRS 2009 - Atenção

IRS 2009 - Atenção à actualização da relação dos seus dependentes!

Actualize a sua lista de dependentes na DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS – IRS (Por definição, são seus dependentes, todos aqueles que você é OBRIGADO, POR LEI, A SUSTENTAR)

Assim, são SEUS DEPENDENTES:
- Ciganos;
- Vagabundos;
- Presidência da República e assessores;
- Governo e assessores (até mesmo os familiares nomeados por clientelismo político);
- Câmara Municipal e assessores (idem);
- Águas de … (consumos mínimos e estimado);
- EDP (consumos mínimos e consumo estimado);
- TELECOM; VODAPHONE; OPTIMUS; etc.
- Gás de Portugal (consumos mínimos e estimado);
- Beneficiárias da taxa de saneamento básico (recolha de lixo, etc);
- Centros de inspecção de veículos;
- Companhias seguradoras (seguro automóvel obrigatório);
- BRISA - Portagens;
- Concessionárias de parques e estacionamento automóvel;
- Concessionárias de terminais aeroportuárias e rodoviários;
- Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões, requisição de cheque etc.;
- Mais de 230 deputados da Assembleia da República, com os respectivos ESQUEMAS de apoio.
- BCP, BPN, BPP e demais esquemas de enriquecimento fácil de administradores e gestores cleptomaníacos a que o estado entrega os impostos que pago, para evitar o alarme social e financeiro e, agora, também, a BES, BPI, ..., CGD...

... Para o ano é provável que tenha ainda MAIS!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mina de diamantes

Impressionante! O que o homem faz por dinheiro!
Mina de diamantes na Siberia (Russia), numa cidade chamada de Mirny, o buraco tem 525m de profundidade e 1200m de largura.
 

Ser cobra é...

Um elefante vê uma cobra pela primeira vez. Muito intrigado pergunta:
- Como é que fazes para te deslocar? Não tens patas!
- É muito simples, responde a cobra, rastejo, o que me permite avançar.
- Ah... E como é que fazes para te reproduzires? Não tens tomates!
- É muito simples - responde a cobra já irritada. - Não preciso de tomates, ponho ovos.
- Ah... E como é que fazes para comer? Não tens mãos, nem tromba para levar a comida à boca!
- Não preciso! Abro a boca assim, muito grande, e com esta enorme garganta, engulo a minha presa directamente.
- Ah... Ok! Ok! Mas então, resumindo, rastejas, não tens tomates, só tens garganta... Só podes ser Chefe!!!

Dubai: a cidade do Veyron

Se pensa que comprar um super desportivo de mais de US$ 1 milhão poderá torná-lo famoso, esqueça. Isso pode até acontecer, mas não no Dubai, capital dos Emiratos Árabes Unidos. Dos 125 Bugatti Veyron já entregues pelo mundo, 15 estão na cidade, considerada uma das que mais “esbanjam dinheiro” em todo o mundo. Ou seja, sai à rua e encontra, sem dificuldade, um Veyron, já que 12% das unidades do modelo em todo o planeta estão lá. O Reino Unido até tem um número maior de Veyron (27), mas se considerarmos a população local, veremos que no Dubai existe um grande destaque. A cidade possui 1,5 milhões de habitantes, enquanto o Reino Unido tem mais de 60 milhões. Podemos então concluir que existe 1 Bugatti Veyron para cada 1 000 habitantes do Dubai. Está na altura de mudar para o Dubai, com alguma sorte, 1:1000 teremos um Bugatti.

Equador

EQUADOR - Miguel Sousa Tavares
Retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias. Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos de interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse a mudar a vida. É com esta história admiravelmente bem escrita, comovente e perturbadora que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão na escrita literária. EQUADOR foi o fruto de uma longa maturação e investigação histórica que inspirou um romance fascinante vivido num período complexo da história portuguesa, no início do século XX e últimos anos da Monarquia.

***** 'Obra sedutora, uma surpresa com uma envolvência cinco estrelas, empolgante e adorável. Relato do esforço de Portugal em dar mostras aos ingleses do cumprimento do tratado do termo da escravatura nas colónias a par de um romance empolgante'

O meu relógio é um Glashuette

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Emagreça! Evite o cancro

Um grande estudo internacional afirma que mesmo que não esteja acima do peso deve emagrecer se quiser diminuir os riscos de contrair cancro.

O Fundo Mundial para Pesquisa sobre o Cancro (World Cancer Research Fund) fez a maior pesquisa sobre estilo de vida vs cancro e sugeriu as seguintes recomendações:
• Limitar a ingestão de carne vermelha
• Limitar a ingestão de álcool
• Evitar bacon, presunto, salame e outras carnes processadas
• Não tomar bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos prontos, etc.)
• Não ganhar peso depois dos 21 anos
• Fazer exercício todos os dias
• Amamentação materna
• Não utilizar suplementos dietéticos

Os pesquisadores disseram que esta é uma lista de recomendações e não de “mandamentos”. “Mas se as pessoas estão interessadas em reduzir o risco de cancro, devem seguir estas recomendações. Cancro não é questão de destino, mas sim de probabilidade de risco sobre os nossos comportamentos. É muito importante que as pessoas sintam-se no controle de suas acções”. Afirmou o professor Martin Wiseman.

Simplesmente fantástica... a natureza

Como é possível o homem destruir aquilo que mais belo existe no nosso planeta, a natureza... tudo isso em troca de bens materiais, do egoismo extremo, da ganância, da vaidade... Será que não existe equilibrio na contenção das soluções e no comportamento humano.

Enquanto Salazar Dormia

ENQUANTO SALAZAR DORMIA - Domingos do Amaral
Numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial, os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários, actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância.Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões.Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade.Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam «enquanto Salazar dormia», como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40.

**** 'História envolvente com um relato bem concebido das acções de espionagem em Portugal no decorrer da II Grande Guerra. Adorável romance e acção que nos deixa sem pestanejar até ao termo da leitura do livro’

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

... e para finalizar.

“Não faça da sua vida um rascunho, pois pode não dar tempo de passar a limpo.”
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”
“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado...”

Simplicidade

A vida é feita de coisas muito simples... cada um tem a sua maneira de expressar-se...
Muitos não sabem dizer : “eu amo-te” e acabam por deixar passar o momento...
Deixando escapar a oportunidade de “ser” e “fazer” alguém feliz...
Para viver feliz é preciso muito pouco... Um olhar carinhoso... Um sorriso... Um beijo demorado... Uma brincadeira sadia...
Basta a presença de alguém para que tudo o mais seja só felicidade...
Viva cada instante com amor e dignidade, e no futuro conte aos seus filhos e netos o segredo para se viver feliz.

Ser amigo é o mais importante!

Pessoas que passam na nossa vida

"Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, mas não vai sozinha e nem nos deixará só, porque leva um pouco de nós e deixa um pouco de si.
Há os que levam muito e deixam pouco, há os que levam pouco e deixam muito.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que não nos encontramos por acaso."

domingo, 1 de novembro de 2009

O espectáculo da relojoaria

A Aeromatic presenteou a relojoaria Europeia este ano com os seus movimentos TOURBILLON. Para os menos conhecedores estes movimentos são a nata da relojoaria. A alma da máquina está continuamente em movimento para que possa desta forma corrigir as variadas posições que todo o mecanismo poderá passar ao longo do dia e assim corrigir os pequenos erros que um relógio mecânico vulgar introduz. Estas belas peças apresentadas são de corda e possuem no seu interior, para assim acrescentar ainda mais qualidade e exclusividade aos seus possuidores, variadas complicações que tornam o seu aspecto um deslumbre para os olhos. Todo ele com variadas peças em ouro e Vidro Safira na sua máxima qualidade.
Preço 14000€

Corpo Humano como nunca o viu

Depois de várias cidades mundiais, esteve patente em Lisboa (2007) uma exposição polémica, que utiliza espécimes humanos reais cujos corpos e órgãos foram preservados. Interessante e impressionante a complexidade do corpo humano. No decorrer da exposição denota-se algo desumano e sádico na sua concepção (opinião pessoal), faz mexer o sentimento por nós próprios, aonde o homem pode chegar! Neste caso em prologo do conhecimento, da ciência, mas em tantos outros por pura maldade, ódio, horror…. Exposição deveras contraditória no seu conteudo.

Processo de preservação:
1. Um espécime humano é preservado temporariamente para parar a decomposição;
2. O espécime é dissecado para apresentar sistemas e estruturas específicos;
3. A dissecção é imersa em acetona para evacuar toda a água do corpo;
4. Desidratado, o espécime é colocado num banho de polímero de silicone e selado numa câmara em vácuo;
5. Em vácuo, a acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao mais profundo nível celular;
6. O polímero de silicone endurece com a cura;
7. O espécime preservado permanentemente, com a estrutura intacta, está preparado para ser examinado e estudado.